Avançar para o conteúdo

COMPETIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO

Regulamento geral

I – DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Introdução

A competição tem por objeto a simulação de um cenário de negociação de um contrato, envolvendo um trabalho prévio de preparação por parte dos alunos participantes, com estudo das questões jurídicas e de economia que estão relacionadas com essa transação.

A competição tem como objetivos (a) possibilitar o contacto dos alunos com uma simulação de uma negociação de um contrato, preparada por profissionais que contactam no seu dia a dia com esta realidade, (b) estimular uma ótica de interdisciplinaridade entre alunos de áreas de economia, gestão, finanças e direito.

2. Organizadores

A competição é organizada pela CS’Associados (www.csassociados.pt) e pela Boston Consulting Group (www.bcg.com), com envolvimento direto de advogados e consultores destas entidades.

3. Destinatários

A competição é destinada exclusivamente aos alunos das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade Católica de Lisboa e da Universidade de Lisboa, no pressuposto de que se formem equipas que integrem alunos de ambas as áreas de estudo.

4. Comunicações

Todas as comunicações no âmbito da presente competição, nomeadamente para efeitos de inscrição, apresentação de documentos para avaliação, e outras, deverão ser realizadas através do website da competição, com o seguinte endereço: www.sealthedeal.pt.

Caso, devido à natureza da comunicação, seja necessário um outro tipo de contacto, o mesmo poderá ser realizado através do seguinte correio eletrónico: geral@sealthedeal.pt.

II – PARTICIPAÇÃO

5. Pré-seleção e Inscrição

5.1. Os alunos interessados em inscrever-se na competição deverão agrupar-se por equipas de acordo com os critérios de formação de equipas previstos no Artigo 6.º do Regulamento, prosseguindo de seguida à inscrição da equipa através do preenchimento de um formulário, disponibilizado para o efeito no convite da participação, até às 23h59 do dia 10 março de 2024.

5.2. Alunos que se queiram inscrever individualmente ou em dupla poderão fazê-lo usando o mesmo formulário, ficando a alocação a uma equipa a cargo da organização.

5.3. Os alunos que se inscrevem em dupla deverão ser da mesma área de estudo (ambos de Direito ou ambos de Economia, Gestão ou Finanças) e preferencialmente da mesma Universidade.

5.4. Após o termo do prazo para inscrição, as candidaturas validamente submetidas serão objeto de apreciação pela organização, que irá anunciar no dia 18 de março de 2024 as equipas selecionadas para integrar a competição mediante envio de um email para o respetivo representante designado no formulário de inscrição.

5.5. As equipas que tenham completado validamente a inscrição e que não tenham sido selecionadas para integrar a competição integrarão automaticamente a lista de espera, podendo vir a ser chamadas em caso de desistência/ cancelamento da inscrição de outra equipa inscrita.

5.6. A cada uma das equipas selecionadas será atribuída aleatoriamente a posição de Comprador ou Vendedor na transação, contudo esta informação apenas será disponibilizada após a análise do caso.

6. Formação das Equipas

6.1. A competição terá 8 equipas pré-selecionadas, com 4 elementos por equipa.

6.2. Dois dos membros da equipa devem ser estudantes dos últimos dois anos da licenciatura em Direito (ou tendo concluído essa licenciatura, que sejam estudantes do primeiro ano de mestrado).

6.3. Dois dos membros da equipa devem ser estudantes do último ano das licenciaturas de Economia, Gestão ou Finanças (ou tendo concluído uma dessas licenciaturas, ou semelhante, que sejam estudantes do primeiro ano de mestrado).

III – ESTRUTURA DA COMPETIÇÃO

7. Lançamento

7.1. O caso será divulgado no dia 18 de março de 2024.

7.2. A partir da data referida no número anterior, as equipas terão acesso aos materiais da competição que constituem informação genérica e do conhecimento de todas as partes, devendo elaborar o Memorando e o business plan de acordo com a referida informação e devendo equacionar tanto a posição de Vendedor, como a posição de Comprador.

8. Fase Escrita

8.1. Cada equipa deve preparar e submeter na plataforma até ao dia 31 de março de 2024:

8.1.1. Input jurídico – um memorando escrito com o formato previsto no Anexo I (Memorando) com as respostas às questões jurídicas identificadas no caso (do ponto de vista do Vendedor e do Comprador);

8.1.2. Input de Economia e gestão – um business plan com o formato previsto no Anexo II (Business Plan), delineando um preço proposto para a transação sob negociação.

8.2. A documentação submetida na Fase Escrita será avaliada por cada membro do júri numa escala de 0 a 10, de acordo com os critérios constantes do Manual do Avaliador.

9. Fase Oral

9.1. Com a devida antecedência, será disponibilizada a cada equipa informação confidencial respeitante ao Comprador ou ao Vendedor, consoante a posição atribuída na transação à equipa em causa. Em caso algum poderá ser partilhada informação confidencial com qualquer outra equipa, sob pena de exclusão das equipas da competição.

9.2. A primeira ronda de negociação terá lugar no dia 15 de abril de 2024, entre as 14:30 e as 18:00, na BCG (Rua das Chagas nº7, 1200-106 Lisboa).

9.3. No dia da primeira ronda, cada equipa receberá a indicação da equipa com a qual se sentará na mesa de negociação, e o slot horário da mesma. Haverá dois slots de rondas de negociação, sendo que, em cada um, decorrerão duas negociações em paralelo (4 equipas em cada slot).

9.4. As rondas orais têm a duração de 45 minutos, podendo cada equipa pedir 1 intervalo de, no máximo, 5 minutos para realinhar a estratégia.

9.5. A Fase Oral será avaliada pelo júri através da atribuição por cada membro de uma pontuação de 0 a 10, de acordo com os critérios constantes do Manual do Avaliador.

10. Fase Final

10.1. As equipas com a posição de Comprador e Vendedor, respetivamente, com maior pontuação resultante da soma das pontuações das fases anteriores, passam à fase de negociação final, a decorrer no dia 22 de abril de 2024.

10.2. Em caso de empate, deverá, em primeiro lugar, passar a equipa que obteve a maior pontuação na fase oral, e, no caso de as equipas empatadas apresentarem uma pontuação idêntica na fase oral, deverá prevalecer aquela que tenha obtido melhor pontuação na fase escrita da competição (preparação do Memorando e business plan).

10.3. O júri da fase final, constituído nos termos do Artigo 11.º do presente regulamento, determinará o vencedor da competição, sem possibilidade de recurso.

IV – AVALIAÇÃO

11. Composição do Júri

11.1. A documentação submetida por cada equipa será avaliada por um júri composto por dois membros, sendo um dos membros selecionado pela CS’Associados e outro selecionado pela BCG.

11.2. O júri de cada ronda da fase oral será constituído por 2 membros junior, sendo um dos membros selecionado pela CS’Associados, outro membro selecionado pela BCG.

11.3. O júri da fase final será constituído por 2 membros sénior, sendo 1 partner selecionado pela CS’Associados, e 1 partner selecionados pela BCG.

12. Prémios

12.1. À equipa vencedora serão atribuídos os seguintes prémios:

12.1.1. Um jantar com a equipa júnior, responsável pela organização da competição, da CS’ Associados e da BCG.

12.1.2. A cada membro da equipa vencedora será oferecido um cheque para uma refeição para duas pessoas.

12.1.3. Aos membros da equipa vencedora da área de Direito, um mini-estágio na CS’ Associados, em modelo job shadowing.

12.1.4. Aos membros da equipa vencedora das áreas de Economia, Gestão ou Finanças, acesso direto às entrevistas de recrutamento na BCG, sem necessidade de fazer o caso online.

12.1.5. Kit de merchandising da BCG e CS’Associados.

12.2. À equipa que ficar em segundo lugar serão atribuídos os seguintes prémios:

12.2.1. Kit de merchandising da BCG e CS’Associados